24
set

A evolução e importância da logística

transporte rodoviario

Logística é uma palavra que muitos conhecem, mas não entendem o significado. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre esse assunto, contando a história da logística em nosso país e explicando a diferença que ela faz para o mercado.

Uma breve história da logística no Brasil

Até a década de 1940, não se falava muito sobre empresa logística no Brasil. A produção era alta, a capacidade de distribuição era baixa e não existia o conceito de logística empresarial. Foi apenas depois de 1950 que começou novo interesse por parte dos consumidores e, então, as empresas começaram a considerar a logística como algo importante.

A partir de meados dos anos 1960, começou a surgir o conceito de transportadora logística, uma empresa dedicada apenas a esse fim. Nos anos 1980, com a globalização e o aumento da demanda, a logística virou um setor importante. Nessa mesma época, começou o investimento em estrutura e tecnologia que temos hoje em dia.

Por que a logística é importante?

Vivemos em uma época em que a informação é mandada de um lado para o outro o tempo inteiro – seja em forma de palavras, mensagens, áudios, vídeos, até mesmo produtos. O papel da logística é gerenciar essa informação, de forma otimizada, para que chegue ao seu destino da melhor maneira possível e na hora certa.

Quando a globalização virou uma realidade, as companhias começaram a pensar em seus papéis como empresas logísticas: nossa localização é favorável? Como podemos chegar até os clientes? Quais materiais serão necessários? E esse é o tipo de pergunta que a logística responde.

Essa é uma ciência que ajuda pessoas a se conectarem em um mundo que nem sempre foi tão conectado, mas que está mais entrelaçado do que nunca nos dias de hoje. Por isso, entender de logística é importante em todos os ramos do mercado.

Sua empresa precisa desses serviços? Contrate uma transportadora logística! Acesse o site da Selad e confira nossos serviços!